read more at the bottom

Débora e Margarida

Veríssimo

Tina

Irene e Clara

Leandra, Conceição e Hugo

Sofia, Tomás e Luís

PRODAC

Teatro Meridional

Associação CAIS

PRODAC

MAD Marvila

MAD Marvila

Atelier MOB

Biblioteca Municipal de Marvila











Biblioteca das Imagens Não Vistas é um projeto do atelier Imagerie - Casa de Imagens a decorrer desde 2019. No âmbito deste projeto exploram-se questões como a fotografia enquanto prática contemporânea e as suas possibilidades, e o património fotográfico como elemento identitário fundamental para as comunidades. Deste projeto, nasceu o Arquivo das Imagens Não Vistas, um arquivo enquanto forma de arte, que questiona a relação das pessoas com o seu território.
O verbo habitar tem inúmeras valências, e relaciona-se com fatores emocionais e comunitários, com um forte enraizamento no cruzamento das noções de tempo e espaço.
Desde as habitações privadas onde coabitam núcleos familiares até aos espaços públicos partilhados com a comunidade, o tempo delineia e transforma simultânea e bidirecionalmente pessoas e lugares.
A fotografia é uma ferramenta que desde sempre participou no desenvolvimento e consolidação destas relações, seja como instrumento de construção de memórias, ou como mecanismo de instigação de pensamento crítico.
Neste projeto, desenvolveu-se com a comunidade de Marvila uma parceria que promoveu a reflexão sobre o habitar, lugares públicos, privados, emocionais e comunitários. A ferramenta fotográfica utilizada - a "camera obscura" - permitiu desenvolver uma relação tripartida entre pessoas, tempo e espaço.